O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. As ações da campanha buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade. Segundo a pediatra Bianca Mello, apesar dessa ser a recomendação (OMS/UNICEF/MS/SBP), a média de tempo de aleitamento materno exclusivo no Brasil é de menos de 2 (dois) meses.
De acordo com o Ministério da Saúde a amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde, o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos e nações. Criar um ambiente propício para padrões de alimentação infantil ideais é um imperativo da sociedade. Então, o que é necessário para criar um ambiente favorável e melhorar as práticas de amamentação? Proteção, promoção e apoio à amamentação são estratégias importantes em nível institucional e individual. Ações coordenadas para otimizar a alimentação infantil em tempos normais e em emergências é essencial para garantir que as necessidades nutricionais de todos os bebês sejam atendidas.
Ninguém fala de amamentação para machucar quem, por qualquer motivo, não amamentou. Informação não é julgamento, informação é cura, apoio, confiança e protagonismo. Com informação atualizada, cada um faz a sua escolha e todas as famílias devem ser respeitadas.
O Banco de Leite Humano (BLH) é um centro especializado que funciona como Centro de Lactação, isto é, promove, apoia a amamentação, auxiliando sua manutenção principalmente em puérperas que não podem amamentar seus filhos. Os Bancos de Leite possuem equipe disposta também a ajudar e orientar em todas as etapas da doação de leite materno, desde a retirada do leite até o armazenamento adequado.
Banco de Leite Humano de Barueri
Localização: Rua Angella Mirella , 354 Jardim Barueri
Telefone: 11-2575-3269
Horário Funcionamento: Todos os dias – das 08:00 às 20:00
Coleta Domiciliar: Sim
Hora Marcada: Sim