Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Desfazer opções

Setembro Amarelo, Verde e Vermelho

 

 

SETEMBRO AMARELO Prevenção do suícido. Todos pela vida.

 

Imagem relacionada

 

A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no planeta. O problema é a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade. Os números foram divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) set/18.

Cada suicídio é uma tragédia que afeta famílias, comunidades e países inteiros, afirma a OMS. Em muitos países, o tema é um tabu — o que impede pessoas que tentaram se suicidar de procurar ajuda.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. LIGUE 188.

 

SETEMBRO VERDE - Doação de órgãos e Prevenção ao câncer de intestino.

 

Resultado de imagem para setembro verde

A campanha tem como objetivo conscientizar sobre a importância da doação de órgãos, com o intuito de ajudar a milhares de pessoas que lutam por uma oportunidade de salvarem as suas vidas. E a prevenção do câncer de intestino. No dia 27 de setembro, é lembrado o dia nacional de doação de órgãos e tecidos. A campanha, criada em 2014, cujo slogan é “Doe órgãos, a vida continua”, foi criada pelo cirurgião cardiovascular José Lima Oliveira Junior, integrante da Comissão de Remoção de Órgãos da Associação da Sociedade Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), pelo Ministério da Saúde e pelas secretarias estaduais de saúde.

Como ser um doador? De acordo com a legislação brasileira (lei nº 10.211, de 23 de março de 2001), a retirada dos órgãos e tecidos para doação só pode ser feita após autorização dos membros da família. Informe-se!

 

SETEMBRO VERMELHO - Doenças cardiovasculares

 

Resultado de imagem para setembro vermelho

A campanha tem como objetivo a conscientização sobre as doenças cardiovasculares. No dia 29, é celebrado o Dia Mundial Do Coração, a cor vermelha simboliza o mesmo. Foi a Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) quem escolheu o dia 29 de setembro para celebrar mundialmente o Dia do Coração, desde o ano 2000. O objetivo é divulgar os perigos das doenças do coração e prevenir possíveis ataques. Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS) a doença cardíaca e o acidente vascular cerebral são as principais causas de morte no mundo, com 17,3 milhões de vidas colhidas por ano. No Brasil, a campanha foi idealizada em 2014, pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. Manter o coração saudável equivale a ter uma vida mais longa. Este é o dia perfeito para deixar de fumar, para começar a fazer exercício físico e a alimentar-se melhor, entre outros hábitos saudáveis.