De acordo com a Organização Pan-americana de Saúde, em todo o mundo, apenas 38% das crianças são amamentadas exclusivamente conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde. Até 2025, existe uma meta global para atingir pelo menos os 50%, para isso é necessário alinhar esforços que englobem equidade de gênero, direitos trabalhistas, nutrição e saúde, meio ambiente e desenvolvimento econômico.
Um dos maiores benefícios do aleitamento materno, de acordo com Reinaldo Menezes, membro da Academia Brasileira de Pediatria, é a criação de um vínculo emocional e afetivo entre mãe e filho. Amamentar é natural, mas não é algo fácil: exige dedicação e parceira.
Banco de leite do Hospital Municipal de Barueri: como doar?
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite. É importante destacar que diante de qualquer dificuldade ou dúvida, o banco de leite possui uma equipe disposta a ajudar e orientar em todas as etapas da doação, desde a retirada do leite até o armazenamento adequado. As interessadas podem comparecer no banco de leite do hospital, no 6º andar, ou entrar em contato pelo telefone (11) 2575-3269.