Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Desfazer opções

Fevereiro Roxo e Laranja

 

 

Fevereiro roxo e laranja

 

No mês de fevereiro o roxo e o laranja tem significados especiais, de informar e esclarecer sobre doenças de incidências notáveis na população: Leucemia, que é representada pela cor laranja, e, Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer, representadas pela cor roxa.

 

FEVEREIRO LARANJA

                                

 

FEVEREIRO ROXO

Apesar de serem doenças distintas, possuem um fato em comum: não possuem cura.

É importante destacar que quanto mais cedo o diagnóstico, maiores

as chances de resposta positiva

ao tratamento dos sintomas associados

às doenças, podendo até mesmo retardá-los

♦   A fibromialgia é uma doença reumatológica, que acomete por volta de 3% da população brasileira, em sua maioria mulheres adultas, conforme dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). A principal característica é o aparecimento de uma dor muscular crônica e generalizada, acompanhada de sintomas como fadiga, alterações de sono, memória e humor. A medicina ainda não entende muito bem como a doença opera dentro do corpo humano. Sabe-se que, com o tratamento adequado, que envolve tanto o uso de medicamentos quanto a prática de terapias, como fisioterapia e acupuntura, é possível que o paciente tenha uma grande melhora na qualidade de vida e possa viver normalmente.

 ♦  O Alzheimer é um transtorno neurodeg-enerativo de evolução progressiva e lenta, manifestada, principalmente, em pessoas com mais de 65 anos, com a evolução da doença há o agravamento dos sintomas, podendo-se manifestar inabilidade em conversar e interagir com o meio. O Ministério da Saúde informa que é a forma mais comum de demência em idosos, sendo responsável por mais da metade dos casos. A causa é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada em 10% dos casos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o Alzheimer afeta cerca de 35,6 milhões de pessoas em todo o mundo, número que deve dobrar em 2030. No Brasil, o cálculo da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) é de que 1,2 milhão já sofram os efeitos da neurodegeneração.

 

♦Lúpus: considerada uma doença inflamatória autoimune, o lúpus ocorre quando o próprio sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo por engano, provocando inflamações e lesões, as quais podem ser nos órgãos internos ou apenas na pele. Estudos indicam que as doenças autoimunes podem acontecer devido a uma combinação de fatores hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais. Pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, raça e sexo, porém principalmente em pessoas entre 20 e 45 anos. As mulheres são muito mais acometidas. Acredita-se assim que uma a cada 1.700 mulheres no Brasil tenha a doença.