Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade
Abril Azul


O Dia Mundial do Autismo é comemorado dia 2 de Abril. O objetivo é conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que uma a cada 68 crianças nasce com a deficiência. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, esse número chega a 2 milhões.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

O que é o Autismo?

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” – TEA. Com causas ainda incertas, o TEA não tem cura, mas o diagnóstico e intervenção precoces são cruciais para aumentar as chances de desenvolvimento de habilidades cognitivas importantes para a vida de uma criança com esse tipo de transtorno.

Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem e de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.